10 agosto 2010

Universos Paralelos - Parte 1

De acordo com a Teoria das Supercordas, toda a realidade existe em (exatas) dez dimensões. Existem 4 dimensões reveladas (as 3 dimensões de espaço junto com a quarta dimensão de tempo) e mais 6 dimensões ocultas.

Na Kabbalah aprendemos que o Eterno emanou de Sua luz infinita (através do processo de tzimtzum _ a "contração" do infinito) dez luzes ou forças Divinas (sefirot) pelas quais Ele criou o universo. Cada uma dessas dez forças podem ser compreendida como uma dimensão da realidade _ ou um Universo Paralelo. Esta é a razão pela qual a Torá escolhe o snúmero 10 como o sistema numeral "perfeito" (o décimo será santo para o Eterno).

Todas as 10 dimensões parecem estar contidas em um ponto (na linguagem chassídica, "um ponto formado") no qual sua forma assemelha-se a uma pequena corda. da letra yud (=10). A letra yud é a primeira letra do Nome Divino (o qual tem a soma final de 26, a única outra possibilidade de dimensões de acordo com a Teoria das Supercordas).

A pronúncia completa da letra yud é: yud (10), vav (6), dalet (4). As duas letras adicionais, o vav (6) e o dalet (4) somam 10, o valor original de yud. Dessa forma, a pronúncia completa de yud deveria ser compreendida como uma equação: 10 = 6 + 4. As 10 dimensões de realidade se divide em duas categorias, uma de 6 e outra de 4.

NaKabbalah, o vav (6) é considerado o elemento "masculino" da realidade enquanto o dalet (4) é considerado o elemento "feminino". O princípio feminino da realidade é a "revelação, enquanto o princípio masculino é oculto dentro do feminino. Assim é a relação, de acordo com a Teoria das Supercordas, das 6 dimensões da realidade ocultas para as 4 dimensões reveladas.

As 6 (que "precedem" as quatro) são na verdade: 1 + 2 + 3. Dessa forma, 10 = 1 + 2 + 3 + 4. Na terminologia cabalística, estes 4 estágios da "evolução" da realidade Divina se referem como: "a canção simples"(1); "a canção dupla" (2); "a canção tripla" (3); "a canção quádrupla" (4).

Na alma humana (que é uma miniatura do universo), os três primeiros estágios ocultos (1+2+3=6) correspondem ao: a força do desejo do superconciente (Kéter _ coroa; a canção simples); as duas forças intelectuais da mente (Chochmá e Biná _ Sabedoria e Conhecimento; a canção dupla); as três forças emotivas do coração: misericórdia, medo e amor (Chesed, Gevurá e Tiferet _ Misericórdia, Força e Beleza; a canção tripla). Estes estágios são "ocultos", pois ainda são inexpressíveis aos outros.

O quarto estágio são as 4 forças "reveladas" da alma, que se expressam pelas ações (e palavras) ou comportamento do indivíduo: convicção, comprometimento, devoção, fala (Nêtsach, Hod, Yesod, Malchut; a canção quádrupla). As 3 primeras são as dimensões de espaço: acima-abaixo, direita-esquerda, frente-trás respectivamente. A última é a dimensão de tempo.

Este modelo de 10 = O "triângulo" de 4 (1 + 2 + 3 + 4) é referido como o "modelo evolutivo" da realidade.

O modelo evolutivo da realidade é posteriormente transformado em "modelo" psíquico de 3 trios ("direita", "esquerda" e "meio"), acrescido de 1 : 10 = 3² + 1 (= 1²). Este modelo, em contraste com o modelo anterior, é relativamente "maduro". Aqui, a
vontade do superconsciente - o "1" do modelo evolucionista - torna-se revelado como o conhecimento "consciente" - o terceiro elemento do primeiro dos três trios - assim amadurecendo os poderes mentais da alma a partir de 2 a 3. Os três poderes mentais, em seguida, ligam-se aos três poderes emotivos, que por sua vez, conectam-se com as três forças "comportamentais" ("espaciais") para igualar a 3². A quarta dimensão revelada do tempo torna-se assim a consciência única de 1 = 1².

O modelo da realidade psíquica é posteriormente transformada no modelo "Divino" de 10 = 2 vezes 5 (os dois fatores primos de 10) = (1² + 2²) + (1² + 2²). Este é o modelo dos Dez Mandamentos - cinco em cada uma das duas tábuas da aliança. Da mesma forma, no que diz respeito à imagem divina impressa no corpo humano, dez dedos das duas mãos (ou pés), o polegar = 1 ² e os restantes quatro dedos = 2².

Este modelo final de 10 é considerado o modelo de "inspiração divina", pois aqui as quatro dimensões físicas do espaço e do tempo tornam-se "inspirados" com a consciência de uma quinta dimensão quinta acima deles, e presente no meio deles. Essa é a dimensão que corresponde ao terceiro dos três poderes emotivos do coração, o poder da misericórdia/Chesed (ou empatia). A consciência da misericórdia divina que permeia toda a realidade física faz com que as dimensões de espaço e tempo se misturem como uma sensação de "viajar" livremente no tempo. Na alma, isso reflete a unidade consumada de "devoção" e de expressão.

Assim como as cinco potências mais baixas (dimensões) da alma se unem para se tornar um, assim também ocorre com as cinco potências mais elevadas. As cinco potências mais baixas, agora cinco dimensões da realidade, refletem perfeitamente as cinco maiores potências ocultas. As cinco potências mais altas são apenas escondidas em relação a "realidade" exterior. Em relação à "realidade" interior da mente e do coração, estas também (somando as cinco potências mais baixas) são reveladas.

O poder mental do "conhecimento" (Biná) eleva-se para unir-se com a origem da fé simples - a "cabeça final" do superconsciente, que agora passa a ser revelado à consciência interior da alma. Esta dimensão corresponde ao 1². Os quatro poderes (dimensões) da sabedoria (Chochmá _ olado direito da mente), o conhecimento (Biná _ lado esquerdo da mente), amor (o "poder" direito do coração), medo (o poder "esquerdo" do coração) corresponde ao "oculto" 2².

Nenhum comentário:

Postar um comentário