04 agosto 2010

Olam haBa - O Mundo Vindouro


Rav dizia: "O Olam haBa não será como este. No Mundo Vindouro Vindouro não se comerá nem beberá; nem procriação de criaças ou negócios; nem inveja, ou ódio ou competição; mas o Justo sentará, suas coroas em suas cabeças, e gozarão o esplendor da Presença Divina."
Berachot 17a


Não se comerá e nem beberá _ Robert Freitas é um renomado cientista que foi recentemente proclamado como o vencedor do Pêmio de Teoria Feymann (Instituto de Manufatura Molecular) , e está promovendo o conceito de uma Pílula de Refeição.
Link




Nem procriação de crianças _ Úteros artificiais?!?!?! Já existem estudos na área e a Revista Nature publicou que a previsão dos cientistas para uso de úteros artificiais é de que já esteja no mercado nos próximos 30 anos!

Qual seria a opinião do Instituto de Ciência e Halachá sobre isso? Como ficaria a questão do "ventre judaico"?











ou negócios _ Bem, negócios como os que eram feitos até a poucas décadas atrás não mesmo!

As pessoas não precisarão sair de casa todo dia de manhã pro escritório. Comprarão tudo o que precisam com um clique de mouse.

As pessoas terão mais tempo livre para aprofundarem-se nos estudos da Torá.

Atualmente já é possível fazer quase todo tipo de negócio com a ajuda da internet. Além disso, a internet também oferece: video digital, educação à distância, empresas virtuais, realidade virtual, livros eletrônicos, reconhecimento de voz, agentes de internet, microcomércio, mercado global...



Em um futuro próximo, a previsão mundial para a World Wide Web é de:
  • Banda larga extremamente acessível para todas as classes sociais.
  • midia mixta dominará o mercado (em vez da venda de porta em porta)
  • winners)
  • a internet se tornará tão difusa que ficará "invisível" (como o ar que respiramos), ou até mesmo de graça para toda a população.



Não haverá inveja, nem ódio, nem competição _ Não se trata de Comunismo. Se a qualidade de vida do indivíduo melhora e se iguala aos seus vizinhos, a questão de inveja entre pessoas diminuiria. Racismo, intolerância e preconceito tornariam-se conceitos ilógicos. Ou seja, Tikun Olam!

Bayôm hahú ihiê H' echád ushemô echád.








O Justo sentará, com suas coroas em suas cabeças _ As pessoas investirão mais tempo e interesse em estudos e análises existencialistas. Assim como a humanidade deu um grande passo na Idade Média, quando os primeiro livros começaram a ser publicados e os ensinamentos da Torá tornaram-se mais acessíveis, da mesma forma acontece neste exato momento com a internet, mas em uma velocidade absurdamente maior.

Dessa maneira (com o auxílio de tecnologia), a humanidade compreenderá os segredos da Vida e a evolução humana chegará ao seu ápice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário