12 janeiro 2010

Halachot sobre Naves Espaciais




Dois personagens pouco comentados na literatura judaica são Doêg e Achitofel.
Doêg, o moabita, foi conselheiro do Rei Saul, e tinha um grande conhecimento sobre halachá e ciências naturais. Ele sabia, por exemplo, 300 leis referentes à construção de uma nave espacial, ou torre que flutua no ar (מגדל הפורח באויר), como aparece no Talmud (Sanhedrin 106b). Aparentemente, seria a mesma tecnologia usada na construção da Torre de Bavel.



Achitofel, que foi conselheiro e rabino do Rei David, foi considerado um dos maiores sábios do seu tempo. Diz-se inclusive que o filósofo grego Sócrates foi um de seus alunos. Ele conhecia 100 halachot a mais que Doêg, referentes à construção de "torres que flutuam no ar". Seu conhecimento era tão grande, que chegava a ser consultado como oráculo, no lugar dos Urim veTumim (Yer. Sanhedrin 29a).



Ambos morreram cedo (33 e 34 anos respectivamente) por terem estudado Torá shelo lishmá (Chafetz Chaim, Likutê Halachot), ou em outras palavras, adquiriram muito conhecimento e esqueceram de se proteger contra seus maiores inimigos, o orgulho e a ambição. Exatamente como os construtores da Torre de Bavel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário