08 novembro 2009

L'azazel!


Em um post mais antigo, já escrevi sobre dois nefilim (caídos) chamados respectivamente 'Aza e 'Azael (עזה e עזאל), os quais foram aprisionados na Terra (junto com Azazel) como punição por terem ensinado "magia" e táticas de guerra aos terráqueos. 'Azazel (עזאזל) é conhecido como o Chefe do Se'irim (demônios com a aparência de bode, ou peludos como o próprio nome diz) e de acordo com textos místicos, está aprisionado no Deserto de Dudael e lá permanecerá até o dia de seu julgamento.


Hoje em dia não sabemos dizer a exata localização desta área denominada Dudadel. Porém, todo ano no dia de Yom Kipur, o Sumo Sacerdote enviava ao deserto do Negev um bode destinado à Azazel, como expiação pelos atos de 'Aza e 'Azael (Yoma 67b), daí surgindo o termo "bode expiatório".


A cidade de Gaza (em hebraico עזה, em árabe غزة), localizada na borda do Negev, tem coincidentemente o mesmo nome de um desses nefilim aprisionados e sabemos que pela tradição as cidades recebiam os nomes de personalidades, fatos históricos ou entidades relacionados ao local. O Zohar (3:212a), quando conta como Bila'am aprendeu magia negra, dá detalhes do local e descrições de um "guia" que levou Bila'am até 'Aza, com quem aprendeu segredos de feitiçaria. As descrições deste "guia" são bem parecidas com a figura estampada no atual brazão da Cidade de Gaza.


Então, quando você disser pra alguém לך לעזאזל (Lech L'azazel!!!, Vai se ferrar!!!) lembre-se que você provavelmente estará dizendo para a pessoa se dirigir à Cidade de Gaza, o que não deixa de ser algo ruim... :-) Não esqueça também de mandar a pessoa levar um bode, por precaução!

Um comentário:

  1. oieeee!!!!

    Querida Ilana, "L'azazel"...te mando uns bodes que compre de um beduino...ahhaahha

    Beijos te adoro

    Que nuncua me halte tu cara de pascua.

    con bien este mi corazzon.

    ResponderExcluir