
Em um post mais antigo, já escrevi sobre dois nefilim (caídos) chamados respectivamente 'Aza e 'Azael (עזה e עזאל), os quais foram aprisionados na Terra (junto com Azazel) como punição por terem ensinado "magia" e táticas de guerra aos terráqueos. 'Azazel (עזאזל) é conhecido como o Chefe do Se'irim (demônios com a aparência de bode, ou peludos como o próprio nome diz) e de acordo com textos místicos, está aprisionado no Deserto de Dudael e lá permanecerá até o dia de seu julgamento.
Hoje em dia não sabemos dizer a exata localização desta área denominada Dudadel. Porém, todo ano no dia de Yom Kipur, o Sumo Sacerdote enviava ao deserto do Negev um bode destinado à Azazel, como expiação pelos atos de 'Aza e 'Azael (Yoma 67b), daí surgindo o termo "bode expiatório".
A cidade de Gaza (em hebraico עזה, em árabe غزة), localizada na borda do Negev, tem coincidentemente o mesmo nome de um desses nefilim aprisionados e sabemos que pela tradição as cidades recebiam os nomes de personalidades, fatos históricos ou entidades relacionados ao local. O Zohar (3:212a), quando conta como Bila'am aprendeu magia negra, dá detalhes do local e descrições de um "guia" que levou Bila'am até 'Aza, com quem aprendeu segredos de feitiçaria. As descrições deste "guia" são bem parecidas com a figura estampada no atual brazão da Cidade de Gaza.
Então, quando você disser pra alguém לך לעזאזל (Lech L'azazel!!!, Vai se ferrar!!!) lembre-se que você provavelmente estará dizendo para a pessoa se dirigir à Cidade de Gaza, o que não deixa de ser algo ruim... :-) Não esqueça também de mandar a pessoa levar um bode, por precaução!
oieeee!!!!
ResponderExcluirQuerida Ilana, "L'azazel"...te mando uns bodes que compre de um beduino...ahhaahha
Beijos te adoro
Que nuncua me halte tu cara de pascua.
con bien este mi corazzon.