19 agosto 2010

Tefilin e Acupuntura

Todo aquele que coloca tefilin, [recebe o] mérito de uma vida longa.

Menachot, 44a

O propósito espiritual do tefilin é de elevar a consciência espiritual do homem que o usa. Se analisarmos os nós e amarrações do tefilin pelo ponto de vista da Acupuntura, encontraremos uma fórmula potente que visa ativar o “Vaso Governante” (Du Mai / Mente) e tem o intuito de elevar o espirito e clarear a mente. O tefilin ativa exatamente os únicos pontos no corpo humano responsáveis pela ativação deste “Vaso Governante”. Existe uma conexão incrível entre a posição do Tefilin e os pontos de Acupuntura no corpo humano.

Começando pelo tefilin da cabeça, o primeiro ponto de pressão é o Shenting DU-24 ( _ Câmara Divina), esse ponto quando é ativado acalma a mente, combate a ansiedade, epilepsia e insônia. O Shangxing DU-23 ( A estrela) , combate a psicose. O Fengfu DU-16 ( _ casa do vento/da alma) indicado ao tratamento de medo, psicoses, epilepsia , hipertensão entre outros problemas.


Pontos de Estimulação de aculpuntura na cabeça


Chassidim

Ashkenazim

Sefardim

Mizrahim

DU-24

X

X

X

X

DU-23

X

X

X

X

DU-16

X

X

X

X


O Tefilin da mão é amarrado diferentemente, de acordo com a tradição do indivíduo. A maioria das tradições, mesmo amarrando diferente, acaba ativando os mesmos pontos da aculpuntura, como veremos a seguir:

Na tradição Sefaradi:

Na tradição Mizrahi:


Na tradição Ashkenazi:

Na tradição Chassídica:


O Hegu LI-4 e o Canal do Pericárdio (do ato de dobrar o dedo médio) têm sempre mais estimulação do que os outros. Além disso, os pontos do pulso incluindo Taiyuan LU-9 e Shenmen HE-7 recebem uma pressão mais forte em relação aos outros pontos no corpo do antebraço. Assim, uma fórmula mais precisa dos pontos mais importantes é a seguinte:

Chassídim: Tianfu LU-3, Fengfu DU-16, P-7 Lieque, Shenmen HE-7, Taiyuan LU-9, Houxi SI-3, Hegu LI-4 , o canal do Pericárdio.

Ashkenazim: Tianfu LU-3, Fengfu DU-16, P-7 Lieque, Shenmen
HE-7, Houxi SI-3, Hegu LI-4, o canal do Pericárdio.

Sefardim: Tianfu LU-3, Fengfu DU-16, P-7 Lieque, Shenmen
HE-7, Taiyuan LU-9, Houxi SI-3, Hegu LI-4, o canal do Pericárdio.

Mizrahim: Tianfu LU-3, Fengfu DU-16, P-7 Lieque, Shenmen
HE-7, Taiyuan LU-9, Houxi SI-3, Hegu LI-4, o canal do Pericárdio.

Note que existe um concenso entre os sábios sobre o método correto do uso de tefilin, mesmo que as técnicas variem de tradição para tradição. A única diferença é que a tradição Ashkenazi não contém o Tai Yuan LU-9. Isto deve ter pouco significado clínico, dado o âmbito dos pontos restantes na fórmula.

Pontos de estimulação de aculpuntura no braço


Chassidim

Ashkenazim

Sefardim

Mizrahim

LU-3

X

X

X

X

SI-7

X

X

X

X

LI-6

X

X

X

X

LI-7

X

X

X

X

LU-7

X

X

X

X

HE-7

X

X

X

X

LU9

X


X

X















Tianfu Lu-3 天府 - Combate a asma, sangramento nasal, etc.


Zhizheng SI-7 支正 - Combate a psicose e neurastia.


Pianli LI-6 偏歴 - Combate a vermelhidão dos olhos, surdez, edemas, etc.


Wenliu LI-7 温溜 - Alivia a dor


Lie Que LU-7 列缺 - Combate a falta de energia, paralisia facial, etc.


Shenmen HE-7 神門 - Sedativo, acalma o coração, regula os orgãos internos, etc. Combate a psicose, epilepsia, histeria, falta de apetite, enjôos, etc.


Tai Yuan Lu-9 太淵 - Combate a falta de concentração, dor de cabeça, insônia, etc.


"E poreis estas minhas palavras em vosso coração e em vossa alma, e as atareis como sinal na vossa mão e serão por filactérios entre vossos olhos... Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos..." Devarim, 11:18, 20


Um comentário:

  1. Prezados senhores desse blog. Achei simplesmente terrível saber que existem pessoas que não dão créditos ao trabalho alheio , bastava citar a fonte para tal postagem. Não custaria nada. O texto acima foi completamente plagiado do Dr. Steve Schram, e foi publicado anteriormente no JOURNAL OF CHINESE MEDICINE NUMERO 70 OUTOBRO 2002. Vamos acabar com o plagio na internet... ou pelo menos citar a fonte... até os desenhos foi copiado.

    ResponderExcluir