20 julho 2009

Não estamos sós!




18.000 planetas são habitados (Avoda Zara 3a), só não sei dizer se é na nossa galáxia ou no universo inteiro... No Sefer Haberit diz que não se pode esperar que as criaturas de outros planetas assemelhem-se com as que vivem na Terra, não mais que as criaturas do mar assemelham-se com as da terra (-firme).

Meroz é citado como um planeta com população própria e (não apenas) Inteligência vivendo lá. Os habitantes de Meroz foram amaldiçoados (* חרם) por não terem ajudado Israel em uma batalha (física) com os Cananeus (Juízes 5:23). Meroz fica localizado na Constelação de Sisera.

---------------------------------------

A Gemara em Nidah (30a) ensina que quando uma criança é concebida, o mal'ach (anjo, mensageiro) chamado Layla pega o embrião recém-formado e leva à Corte Celestial que decreta sobre o feto todas as qualidades que a pessoa terá, exceto a qualidade de Yir'at Shamayim (temor aos Céus).

A Gemara fala de Rebbi Yochanan que ensinou que quando Abraham Avinu lutou na Guerra dos Quatro Reis, ele teve auxilio do mal'ach chamado Layla. Rebbi Yitzchak Nafcha diz que Abraham teve assistência das estrelas.

Avraham perseverou simplesmente porque ele e sua nação estão acima da ordem natural do mundo, como ensina a Gemara em Shabat (156a) sobre Abraham quando diz que ele teve filhos mesmo que não se esperasse que ele pudesse tê-los. Essa é a alusão da Gemara, quando diz que Layla lutou na causa de Abraham. O mesmo mal'ach que deu o destino a Abraham ainda quando era um embrião, agora veio para mudar seu destino.



* O nível mais alto de excomunhão de acordo com o Judaismo, incluindo separação física, uma maldição mortal, banimento de todas as formas de benefício interpessoal e isolamento total do indivíduo/comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário