13 abril 2011

Mashiach Ben Yosef

A tradição judaica fala de dois mashichim (plural de mashiach). Mashiach Ben Yosef e Mashiach Ben David. Mashiach Ben Yosef será uma pessoa especial, audaz e criativa.


Mashiach Ben Yosef não precisa necessariamente nascer em uma familia religiosa, nem mesmo em uma familia halachicamente* judia. O Midrash Bamidbar Rabba 14:2, conta que apenas 4 indivíduos nasceram em familias não religiosas ou sequer judias, e mesmo assim "conheceram" o Eterno por elas mesmas: Abraham Avinu (nasceu em familia pagã), Jó (há quem diga que ele não era judeu), o Rei Chizkiahu (seus pais eram considerados reshaim/maus) e Mashiach!


Porém, para cumprir a profecia, Mashiach Ben Yossef precisa ter o mesmo DNA da Tribo de Efraim, uma das 10 tribos israelitas que não se sabe exatamente o atual paradeiro. Por isso ele é conhecido também como Mashiach Ben Efraim (Efraim era filho de Yosef). Junto com Seraya Ben Dan (da tribo de Dan)+ um judeu de linhagem Cohen + Eliyahu haNavi, lutarão pelo território de Samaria e contra Armilus.


Ele dará início ao maior boom de imigração, desde quando o Estado de Israel foi fundado. De acordo com o profeta Jeremias (cap. 31) ele vai lutar pela libertação de Samaria e depois conquistará toda Jerusalém. Ele também dará início ao projeto oficial de reconstrução do Terceiro Templo. Mas por causa disso, ele corre o risco de ser assassinado na guerra de Gog e Magog. Rashi e Radak dizem que Gog será enterrado ao leste do Kineret e é então que surge Mashiach Ben David.

Um comentário:

  1. Existe a possobilidade do M B Yosef ser o Cristo dos cristãos?

    ResponderExcluir