22 julho 2009

Vida inteligente fora da Terra

B"H

É fundamental sempre citarmos as fontes corretas sobre todo e qualquer assunto de Torá. A explicação sobre o assunto de Meroz foi de fato proferida pelo Lubavithcer Rebe, em uma sichá no verão de 1969.

O Rebe explica, que baseado no Livro de Shoftim (Juízes), capítulo 5, a profetiza Devorah canta uma canção de louvor para D-us por Ele ter ajudado Barak ganhar a batalha contra seu inimigo, Sísera. No verso 20 ela canta: "As estrêlas em seus caminhos lutaram contra Sísera". No verso 2 ela continua, "Amaldiçoado seja Meroz, disse o anjo do Senhor, amaldiçoado amargamente seja seu habitantes, pois eles não vieram para ajudar o Senhor (...) contra os poderosos homens".


E quem é Meroz? De acordo com uma opinião do Talmud, trata-se de um planeta (ver Tratado Moed Katan 16a). Desta maneira, os "habitantes de Meroz" indica vida inteligente em um outro planeta.

O contexto no qual a referência sobre Meroz é encontrada, faz o Talmud definí-la como um planeta (e não uma cidade vizinha), uma vez que é precedido pelo verso que diz: "as estrêlas em seus caminhos lutaram contra Sísera". Portanto, segue que Meroz se refere a um corpo celestial no qual os habitantes não vieram ajudar a Barak.

O assunto de livre arbítrio é trazido também pelo Rebe:

"Se qualquer forma de vida extraterrestre for descoberta, estes serão formas de vida não humanas. Isto é baseado na crança Bíblica que a vida humana, outorgada com o poder do livre arbítrio entre o bem e o mal, foi oferecida desta maneira exclusivamente sobre Adam e Chava na Terra (...). A raça humana é única no sentido em que a ela foi dada o livre arbítiro e a Torá, a palavra e Lei de D-us, através da qual, pode ser conhecido o certo do errado. (...) Toda e qualquer descoberta extraterrestra somente intensificaria nossa responsabilidade de proteger, refinar, e elevar todo o Universo e a totalidade de seus elementos - mineral, vegetal, e animal - e assim transformá-los em canais de energia Divina, utilizando-os para viver uma vida melhor e mais virtuosa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário